Menu

Prêmio A.P.C.A 2013
Melhor rádio da internet  

Angel Rosa

03 FEV 2019
03 de Fevereiro de 2019

Angevaldo Rosa do Nascimento, ou Angel Rosa é radialista e produtor de eventos. Nascido em Santo Amaro da Purificação, reside em Jacobina, Bahia. As duas cidades são importantes centros de cultura.

Santo Amaro, por sua reconhecida contribuição para a cultura musical do Brasil e do mundo através dos talentos de Maria Bethânia e Caetano Veloso, nomes mais populares, mas que também deu à luz Roberto Mendes, ao professor Jorge Portugal, a educadora Amélia Rodrigues, ao grande compositor Assis Valente, autor dos clássicos Brasil Pandeiro e Cai, Cai, Balão, além de diversas canções gravadas por Carmen Miranda; nasceu lá também o engenheiro, geógrafo, escritor e historiador Teodoro Sampaio, dentre tantos outros ilustres personagens  que atuaram (e atuam) nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Jacobina é a entrada pelo norte para a maravilhosa Chapada Diamantina. Fonte de centenárias manifestações culturais como a Marujada e a Micareta (sendo aqui realizada a primeira edição da festa momesca no Brasil), possui diversas filarmônicas dispostas a preservar esse estilo musical que rivaliza com a fundação do país. A filarmônica 2 de Janeiro, por exemplo, foi formada em 1878 por imigrantes italianos que chegaram à cidade para participar da extração do ouro, abundante até hoje e ainda retirado pela mineradora canadense Yamana Gold.

Foi em Jacobina que nasceu Waldemar Ramos de Oliveira, popularmente conhecido no meio artístico como Jacobina, autor de memoráveis canções do repertório da MPB. Tem o talento de Jacobina em canções como Primeiro Degrau, gravada por Agnaldo Timóteo, Velho Pilão, que Inezita Barroso e Jair Pires imortalizaram numa extraordinária versão, e na impagável Uirapuru, transformada em clássico por Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano.

A cidade é ainda o final da famosa Estrada Real, que abriu-se para que os bandeirantes atravessassem o país.

É dessas duas cidades, iniciando por Santo Amaro, que Angel Rosa extrairá conteúdos para presentear aos ouvintes da rádio Sarau, nessa saudável troca de experiências culturais com Conservatória.

As tardes da rádio Sarau agora terão também o tempero da Bahia. Estamos mais próximos das belezas naturais, da linda lua da Chapada Diamantina e do decantado Céu de Santo Amaro.


Voltar


A mídia oficial de Conservatória, capital da seresta e da setenta 

Tenha também o seu site. É grátis!