Menu

Prêmio APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte 

A Era de Ouro do Rádio está de volta

31 JAN 2019
31 de Janeiro de 2019

O rádio teve sua expansão mundial após a Primeira Guerra  (1914-1918), quando houve grande desenvolvimento nos meios eletrônicos e de comunicação para fins militares.

No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas. O rádio era utilizado principalmente como ferramenta para divulgação e propaganda para o governo federal.

Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do rádio”, quando ele passou a se popularizar e torna-se um meio de entretenimento. Antes disso, o rádio não era explorado para publicidade ou informação como hoje. Na época, o presidente estabeleceu concessões às empresas particulares para o uso do rádio e, em troca, utilizava o meio como propaganda para divulgar seus feitos e enviar mensagens políticas aos ouvintes no programa obrigatório “A hora do Brasil”, que mais tarde tornou-se “A voz do Brasil” (transmitida até hoje divulgando notícias dos três poderes do país).

Além da Rádio Nacional, outras grandes rádios surgiram, como a Record e a Tupi, e todas disputavam a audiência dos ouvintes caçando e lançando novos artistas em shows de calouros. Nesse processo surgiram grande nomes da música popular do Brasil, como Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Orlando Silva.

A Rádio Sarau pretende transportar você para um lugar onde o tempo estacionou em uma Maria fumaça na praça e de lá irradia as melhores emoções e experiências sob o som de belas canções cheias de poesia e sentimento. Onde a Era de Ouro do Rádio não passou.

Voltar


Ouça também 

Tenha também o seu site. É grátis!